As pessoas sempre acreditam que conquistar um espaço no mercado internacional é algo impossível. Contudo, aqui no IAGE, desde o primeiro dia de aula reforço que com conhecimento chegamos onde queremos.
Este ano, tivemos muitos alunos desbravando as possibilidades de viajar Europa a fora e queremos dividir com vocês essa alegria! Aproveitaremos e explicaremos algumas possibilidades de aplicação e obtenção de vagas de estudos e estágios para você que quer viajar para Alemanha, Áustria ou Suíça.
Programa Winterkurs
O programa é destinado para estudantes de graduação que querem aprender alemão na Alemanha. O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, abre inscrições todos os anos para que os interessados possam se candidatar. O curso consiste em seis semanas de aula que ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro. Eles também oferecem a versão online, que tem a mesma duração.
Além do aperfeiçoamento da idioma, o objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. Além das aulas em classe, os estudantes participam de seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.
Os selecionados do Winterkurs presencial recebem uma bolsa de 2.151 euros para arcar com os custos de alojamento, alimentação e taxas do curso, além de mais 1.450 euros para as passagens aéreas. O seguro-saúde será custeado pelo DAAD. Para a versão online, a bolsa é de 300 euros somados a cobertura dos custos do curso.
Temos um artigo que te explica tudo sobre o programa! Para mais detalhes, clique aqui.
Agora, confira a experiência da Rayane e do Henrique no Winterkurs desse ano:
“Minha experiência no Winterkurs 2024 está sendo uma grande oportunidade de avanços no idioma alemão além de impulsionar a construção de minha carreira profissional. Na cidade de Düsseldorf, onde estou estudando, o Instituto de Comunicação Internacional (Institut für Internationale Kommunikation – IIK) tem uma ampla rede de apoio e integração para os alunos, além de atividades culturais imersivas. É sem dúvida, uma experiência que vale cada minuto de estudo e dedicação.”
Rayane Lopes (estudante de Jornalismo – Düsseldorf)


“Ganhar uma bolsa do DAAD me fez perceber o quão longe o aprendizado de uma língua pode levar. Estudar alemão, na Alemanha, me fez capaz de buscar objetivos que antes pra mim eram inviáveis, me fez conhecer pessoas novas, lugares novos, desbravar novas realidades, me desafiar em novos aspectos. Penso que experiências e vivências como essa criam conhecimentos e memórias que nunca mais vou esquecer.”
Henrique Cardoso (estudante de Engenharia Ambiental – Hamburgo).
Estágio
De modo geral, os estágios podem ser conseguidos diretamente nas instituições desejadas, através da aba “Job und Karriere” nas páginas de internet. Nesse caso, o processo seletivo e critérios de avaliação são inteiramente propostos pelas empresas contratantes.
Se você é da área médica, há duas possibilidades de estágio: Hospitation para quem já é formado e Famulatur para quem está no final da graduação.
Nosso aluno Társis Souza, por exemplo, foi aprovado em um Famulatur e está na Alemanha para cumprir o estágio de 3 meses no Hospital Charité (Charite-Krankenhaus) em Berlim, sendo o maior hospital universitário da europa afiliado à Universidade Humboldt e à Universidade Livre de Berlim. Quando retornar para o Brasil, Társis concluirá o último semestre do curso de medicina na Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Esse tipo de estágio é um ótima forma de conhecer as práticas e funcionamento dos hospitais alemães, como funciona a residência (internato médico), e claro, ajuda a treinar o idioma alemão e a linguagem médica. Durante o próprio estágio, podem ser marcadas entrevistas de candidatura para a residência médica na Alemanha.
Quer saber o que o Társis está achando de tudo isso?

“A experiência aqui está sendo ótima, pude aprender como os hospitais na Alemanha funcionam, as diferenças de funções em relação ao Brasil. E ainda ver as cirurgias em um centro de referência em neurocirurgia na Europa. Práticas, discussões de casos e discussões científicas também fizeram parte dessa experiência. Por último, gostaria de dizer que pude melhorar bastante o idioma alemão durante esse estágio.”
Társis Souza (estudante de Medicina – Berlim)
Como podemos ver, é sim possível estudar e trabalhar fora do Brasil. No entanto, em todos os casos citados, nossos alunos têm conhecimento do idioma alemão, que pode ser adquirido de onde você está.
O Instituto Amazônico-Germânico é referência em preparar estudantes que têm o intuito de viajar para países germanófonos. E não se preocupe com a sua formação de base, pois todas as áreas do conhecimento são contempladas: artes, música, teatro, medicina, enfermagem, direito, comunicação… Dentre outras!
Se você quer dar um upgrade na sua carreira, entre em contato com a gente e desbrave o mundo por meio do alemão.
