Você conhece o intercâmbio Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs?

O DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico oferece bolsas anualmente para que estudantes realizem seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O Winterkurs é realizado em parceria com universidades alemãs, como Düsseldorf, Köln, Aachen, Berlim e Leipzig. Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. 

A bolsa é destinada aos estudantes que estejam matriculados em um curso de graduação, mestrado stricto sensu e doutorado. Podem se candidatar pessoas com nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil, com uma matrícula atual em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil com pelo menos 4 semestres concluídos.

O formato tradicional consiste em uma bolsa de EUR 1.875,00, Auxílio para passagem aérea de EUR 1.575,00 e seguro-saúde (valores de 2020).

Novo Formato

Diante das restrições às viagens internacionais impostas pela pandemia de Covid-19, o DAAD anunciou que em 2021 a edição do Winterkurs foi adaptada para o formato online. O programa custeará um curso de alemão intensivo ministrado por uma universidade alemã de forma virtual, com duração de seis semanas. O DAAD oferecerá, ainda, uma bolsa no valor de 675 euros. Confira todas as informações do edital clicando aqui (informações em inglês e alemão).

Se atente aos prazos! As inscrições estarão abertas em 19/07 no DAAD Portal e as candidaturas poderão ser submetidas até 31/08.

Os cursos online serão ministrados pelas seguintes universidades:

  • Philipps-Universität Marburg
  • Universität Leipzig
  • Universität Freiburg
  • Technische Hochschule Wildau
Winterlandschaft im Harz nahe dem Dorf Schierke; 2011-01-29 © Dšrthe Hagenguth

Pré-requisitos

Não houve alterações quanto aos pré-requisitos para pleitear a vaga em relações às edições anteriores.

Para se candidatar é preciso estar matriculado(a) em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).

Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2022 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2021, ou seja, até o início do programa. O nível B1 de domínio de alemão também é uma exigência.

Se você se enquadra nos pré-requisitos citados, prepare-se e não perca a chance de aprimorar seus conhecimentos no idioma, conhecer aspectos culturais da Alemanha além de se contactar com nativos! Se você deseja preparação para testes de proficiência clique aqui e se informe sobre turmas disponíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s